Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015
O P. Mennas Mukaka, comboniano malawiano, passou no exame final, em Graz (Áustria), com a menção honrosa de “summa cum laude”. Esta aprovação com louvor vem na sequência da defesa da tese de doutoramento intitulada “Meaning of UMUNTHU – Community Spirit for the building of the Human Community on the Example of the socio-political situation of Malawi” (O significado de UMUNTHU [humanidade] – Espírito comunitário para a construção da comunidade humana à luz da situação sociopolítica do Malawi). O missionário foi acompanhado pelos professores Dr. Leopold Neuhold e DDr. Reinhold Esterbauer. Ambos os docentes elogiaram muito o P. Mennas pelo seu empenho e esmero académicos.
Na foto: celebração cristã no Malawi.

 

P. Mennas Mukaka,
missionario comboniano
malawiano.

 

Depois de o P. Mennas ter concluído o curso, o P. José Altenburger – superior da comunidade comboniana de Messen- dorf (Graz) – escreveu:
“Eu li toda a tese com profundo interesse. Enquanto isso, pensava no tempo em que estive em África e no nosso trabalho missionário nessa altura. Estou certo de que com um estudo profundo da cultura africana a nossa actividade missionária se teria desenvolvido de modo bem diferen- te.
Estou muito satisfeito e congratulo-me com o P. Mennas por se ter entregue a esta tarefa com tanta ousadia e coragem. Ele não poupa críticas tanto aos políticos malawianos como à história da coloniza- ção.”

O P. Mennas Mukaka regressou de novo ao Malawi, no passado dia 17 de Agosto. Ele vai assumir um encargo de professor e, ao mesmo tempo, colaborar nos trabalhos pastorais, em uma paróquia.



Missionários combonianos
da comunidade
de Graz-Messendorf,
da esquerda para a direita:
Ir. Eduard Nagler,
P. Josef Pfanner,
P. Mennas Mukaka,
P. Alfred Putz,
P. Josef Altenburger
e P. Pius Daprè.