Terça-feira, 27 de Março de 2018
O P. Martinho Lopes Moura [na foto], comboniano português, está destinado a trabalhar em Portugal, depois de 52 anos de trabalho missionário, entre Moçambique e Brasil. Na carta que hoje escreve aos amigos e familiares para desejar uma Páscoa Feliz, escreve: “Só quero agradecer a Deus por estes longos anos de Missão, por tudo aquilo que consegui realizar, seja no Brasil como em África. Deus seja louvado!” Agora, que está a caminho de completar 78 anos de idade, volta à sua terra natal para, diz, “aí trabalhar, em alguma comunidade comboniana, durante os anos que Deus quiser e mais perto dos meus familiares, de quem vivi longe, durante tantos anos”.

FESTA DA PÁSCOA
2018

Caros amigos,
Venho saudar-vos e vos desejar uma Feliz Páscoa, com tanta alegria, saúde e paz.

Desejo para todos vocês as mais abundantes bênçãos de Deus, e muito daquele amor que Ele nos manifestou, pela Paixão, Morte e Ressurreição de seu Filho Jesus, um amor sem limites e uma vontade infinita, de querer perdoar e salvar toda a humanidade. Deus seja louvado!

Gostaria de informar-vos, que até ao presente me encontro em Curitiba, no nosso postulantado comboniano e vou apoiando, em nossa paróquia de Santa Amélia.

Em Maio próximo, irei viajar para Portugal, para onde fui destinado. Depois de 52 anos vou voltar à terra natal, para aí trabalhar, em alguma comunidade comboniana, durante os anos que Deus quiser e mais perto dos meus familiares, de quem vivi longe, durante tantos anos.

Depois de 32 anos de Missão em Moçambique, nos anos difíceis e dolorosos para aquele povo, com a guerra colonial, independência e com a implantação do Comunismo radical, ainda segundo o modelo da antiga União Soviética, com perseguição religiosa e confiscação dos bens das Igrejas. Depois com a guerra civil, durante 16 anos e os oito anos que fiquei acompanhando, os refugiados moçambicanos, no Malawi.

Fui enviado para o Brasil em 1996 e trabalhei na animação missionária e vocacional, no Paraná e fundei a paróquia de Guriri, dedicada a São Daniel Comboni, na diocese de São Mateus (ES). Em 2005, fui enviado de novo para Moçambique, onde trabalhei  por mais três anos e por motivos de saúde tive de regressar ao Brasil e trabalhei em três paróquias da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Durante quase um ano fiquei em São Paulo, na Casa Provincial Comboniana e apoiando no Santuário da Reconciliação e Divina Misericórdia e, finalmente, em Curitiba, no Paraná, durante dois anos.

Só quero agradecer a Deus por estes longos anos de Missão, por tudo aquilo que consegui realizar, seja no Brasil, como em África. Deus seja louvado!

Agora chegou o momento de regressar a casa e testemunhar aí o infinito amor de Deus, em meu favor e em favor de todas e todos aqueles que fui encontrando ao longo destes anos. Muita gente amiga de quem sinto imensa saudade e que muito me ajudaram no meu trabalho e na fidelidade à minha vocação e carisma Comboniano.

Continuo unido a todas essas pessoas amigas, pela oração e amizade e com tanta saudade.

Que Deus continue abençoando a todos nós e nos conceda experimentar sempre o seu amor e a sua misericórdia.

A todos e todas saúdo e abraço, desejando todo o bem.

Vosso em Cristo Jesus
P. Martinho Lopes Moura
Missionário comboniano