Roma: quarta-feira, 2 de Novembro de 2011
No 29 de Outubro de 2011, a arquidiocese portuguesa de Braga organizou mais uma vez e com a colaboração de missionários e do grupo de peregrinos, mais um “Hi God – God for All”. Esta iniciativa, que se repete anualmente, está direccionada aos adolescentes e jovens cristãos da arquidiocese, proporcionando-lhes “um dia com Deus”.

Neste ano de 2011, o Hi God contou com cerca de três centenas de jovens vindos das mais variadas paróquias da Arquidiocese de Braga e teve como tema a Liberdade Religiosa.

Da parte da manhã, o acolhimento fez-se com cânticos e com as palavras de boas vindas de D. Jorge Ortiga – Arcebispo de Braga. Este, nas suas palavras, convidava os jovens a viver este dia numa reflexão que os leva-se a uma atitude concreta nas suas vidas, “a estar atento à voz de Deus e não ter medo de arriscar quando Ele chama”.

Seguiram-se workshops orientados sobretudo pelo grupo de Jovens em Caminhada, que melhor deram a conhecer as dificuldades de alguns cristãos em certas partes do mundo que continuam a morrer, todos dias, pela sua fé.

Da parte da tarde, para chamar a atenção sobre esta situação, os quase 300 jovens, formaram uma corrente humana e percorreram, assim, as ruas da cidade bracarense entoando cânticos e danças.

O final do dia foi vivido em primeira pessoa. O P. Devendra, missionário da Verbo Divino, que sendo indiano, falou aos jovens dos problemas dos cristãos da Índia para afirmarem e viverem a sua fé. Do mesmo modo, o P. Vitor Dias, missionário do Espírito Santo em missão na China, partilhou os desafios da Igreja num regime anticristão. Ao terminar, também Susana Vilas Boas, Leiga Missionária Comboniana, partilhou com estes jovens a experiência vivida na República Centro Africana, onde a não-perseguição aos cristãos não significa liberdade religiosa e onde grande parte da população pigmeia, onde se encontrava, ainda não conhece Jesus.

“Quando da vossa idade me integrei na formação para partir para a missão, só o fiz porque achava que já não era uma criança e, por isso, sabia bem o que queria. Também, não era demasiado velha para abandonar os meus sonhos e deixar de lutar pelo que acreditava e acredito,” disse Susana no final do seu testemunho, convidando os jovens a arriscarem a ser felizes e a lutar pelo mundo melhor em que acreditam.

Seguiu-se a Eucaristia, momento culminante da jornada, presidida pelo P. Marcelo Oliveira, missionário comboniano, que aproveitou para despedir-se da juventude bracarense uma vez que se encontra de partida para o Congo. Os jovens aplaudiram fortemente em agradecimento pelo trabalho que, com eles, o P. Marcelo realizou ao longo dos últimos anos. O final da celebração eucarística terminou este ‘dia com Deus’, com as palavras de despedida do P. Marcelo: “Ide, a Eucaristia começa agora nas vossas vidas.”