Roma: sexta-feira, 25 de Novembro de 2011
Celebração do Dia dos Fiéis Defuntos no cemitério de Lhanguene (Maputo)
Reunião do Conselho Provincial no Mwahivire-Nampula
Reunião dos Superiores das Comunidades no Anchilo-Nampula
Renúncia de D. Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo da Beira (na foto)

Celebração do Dia dos Fiéis Defuntos
No dia 2 de Novembro estivemos a prestar homenagem a todos os missionários combonianos falecidos e alguns deles sepultados em Moçambique, celebrando a Eucaristia no grande cemitério de Lhanguene (Maputo), onde jazem os Padres Giorgio Ferrero e João Zani, sendo acompanhados por bastante gente da nossa paróquia do Benfica. Nesse mesmo dia tivemos presente ao P. Emílio Franzolin, que, subitamente, perdeu a vida no dia 26 de Outubro, quando regressava de ter participado no funeral do amigo Xaveriano Bruno Boschetti. Grande animador missionário e promotor vocacional, deixou-nos em dificuldades para o substituir porque o pessoal é pouco e algum já de idade avançada.

Reunião do Conselho Provincial no Mwahivire-Nampula
O Conselho Provincial reuniu-se na nossa casa de Mwahivire-Nampula de 4 a 8 de Novembro para organizar o melhor possível a situação das várias comunidades combonianas, algumas com menos de 3 membros. A grande preocupação é sempre garantir bons formadores para o Pré-Postulantado e Postulantado. O P. Jacob Sodokin (Benin), formador no Pré-Postulantado, está a frequentar um curso para formadores no ISSMA (Maputo), aproveitando as férias escolares.

Reunião dos Superiores das Comunidades no Anchilo-Nampula
Depois do Conselho Provincial, devido às grandes distâncias e despesas das viagens, os superiores das comunidades encontraram-se no Centro Catequético do Anchilo-Nampula de 8 a 10 de Novembro. Faltaram cinco superiores das treze comunidades presentes em Moçambique, ou porque estavam de férias ou porque neste momento não têm superior oficial. Foi um encontro muito sereno, sobretudo de comunicação da vida que se vive nas nossas comunidades e de Formação Permanente para uma melhor animação das comunidades. O P. Jorge Giboli, actual encarregado da FP, recordou-nos os pontos principais tratados na reunião da Formação Permanente, realizada ultimamente na África do Sul. Insistiu sobre o “Dia da comunidade” e a sua importância para que haja uma partilha de vida de todos os membros da comunidade, destacou a necessidade de deixar-se “plasmar” pela Palavra de Deus, esclareceu-nos como preparar o “Projecto pessoal de vida” e o Projecto comunitário e ainda como animar a comunidade.

Renúncia de D. Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo da Beira
D. Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo da Beira, fará as suas despedidas da Arquidiocese no dia 27 de Novembro, por ter atingido a idade canónica. Até ao momento ainda não se sabe quem o vai substituir. Nós, Combonianos, estivemos a assistir pastoralmente quase toda a parte sul da Arquidiocese, longe da Beira mais de 300 quilómetros. Ao longo destes últimos 60 anos foram várias as paróquias que foram entregues à Arquidiocese, uma vez que já estavam em grau de continuar a vida cristã, animadas pelos sacerdotes diocesanos. Damos graças a Deus pelo trabalho pastoral de D. Jaime que foi um verdadeiro pastor preocupado com todas as “ovelhas” espalhadas pela grande Arquidiocese. Actualmente os Combonianos têm o cuidado pastoral de 2 paróquias: Muxúngue e Nhahápua.