Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade

Immagine

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia. [Foto Copts Today. O projeto prevê também a construção de uma biblioteca e um parque infantil partilhados]

A proposta de construir uma igreja e uma mesquita ao lado uma da outra, como um sinal de proximidade entre cristãos e muçulmanos, foi feita por Babawi em 2013, ano marcado por dezenas de atentados contra igrejas por parte de grupos islâmicos, na sequência da destituição do Presidente Mohamed Morsi, recorda a agência Fides.

No projeto, está prevista a construção de uma biblioteca onde poderão ser consultados e adquiridos livros sobre temas da espiritualidade cristã e muçulmana, estando apenas excluídas do catálogo obras associadas ao fanatismo religioso.

O espaço incluirá ainda um parque infantil e salas de atividades, para que cristãos e muçulmanos aí possam deixar os seus filhos enquanto participam nas celebrações, estimulando assim a interação entre as crianças das duas religiões.

Os promotores esperam que esta experiência piloto, que tem como principal objetivo promover a tolerância religiosa no país, em particular junto das gerações mais jovens, venha a ser reproduzida noutros bairros do Cairo e também noutras cidades do país.
[7Margens]