Sexta-feira, 7 de Maio de 2021
A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana da Vida 2021, de 9 a 16 de Maio, com um convite a “cuidar” dos outros, perante o impacto da pandemia no país e no mundo. A iniciativa tem como tema “A vida que nos toca – A vida que sempre cuidamos”. O Padre Francisco Ruivo, assistente do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, disse à Agência Ecclesia que, com este tema, se pretende “abordar e tocar todas as fases da vida e o próprio ambiente, um desafio e interpelação permanente”.
[Semana da Vida 2021]

“Tentámos que a Semana da Vida chegue a variados públicos, mais crente ou descrente, mas que seja interpelação forte, redescobrindo o quanto vale a vida que é superior em relação a qualquer situação mesmo em contextos pandémicos. A grande preocupação é percebermos como a pessoa de Jesus toca a nossa vida, que é dom que nos é concedido para por ao serviço do próximo, conduz-nos a cuidar do outro e do nosso ambiente, a vida só faz sentido nesta dimensão”, acrescenta o sacerdote.

O padre Francisco Ruivo recorda que o Papa Francisco lançou recentemente o desafio de “celebrar o dia do idoso” e nesse contexto surge a dimensão “que é o tesouro das famílias, os avós”.

Com um programa vasto para cada dia da semana, o responsável revela que a “grande riqueza deste programa foi o contributo das diferentes dioceses” e que pode ser consultado e concretizado nas “semanas consecutivas”. Não foi só o departamento, mas “tentámos envolver o maior número de dioceses e movimentos da Igreja e, neste guião, encontramos o trabalho de muita gente que quer tocar um público alargado, esse é um desafio permanente da Igreja”, aponta.

A Semana da Vida 2021 convida a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a “cuidar e educar os filhos”, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família. O Departamento Nacional da Pastoral Familiar publicou no seu novo sítio um guião com diversas sugestões de oração, propostas culturais e de ação para cada dia, de 09 a 16 de maio, dinamizando ainda webminars, com os departamentos diocesanos, uma conferência com D. António Couto, bispo de Lamego, e partilhando vídeos com testemunhos.

Cada dia da Semana da Vida 2021 vai começar com um vídeo de introdução ao tema específico do dia, por D. José Tolentino Mendonça, cardeal e poeta português. A semana começa com uma celebração mariana, aberta à participação das famílias, pelas 15h00, do próximo domingo, na capelinha das Aparições no Santuário de Fátima; E vai terminar com uma Eucaristia presidida por D. José Traquina, bispo de Santarém.
[HM/SN – Ecclesia]