Os combonianos do continente americano assumem Pacto das Catacumbas pela Casa Comum

Immagine

Terça-feira, 7 de Abril de 2020
Os missionários combonianos que trabalham nas circunscrições do continente americano, nesta Semana Santa, assumiram o lançamento do Pacto Comboniano pela Casa Comum. Trata-se de uma iniciativa, que pretende motivar a continuidade do Sínodo para a Amazônia, em duas vertentes: 1) estudo, reflexão, partilha e oração; 2) assumir atitudes e gestos concretos, como pessoas, comunidades, paróquias/províncias. “Mensalmente – dizem os missionários –, vamos apresentar, ponto por ponto, os compromissos assumidos. Junte-se a nós!”

Família Comboniana da América:
Pacto das Catacumbas pela Casa Comum

Um pacto é um compromisso. Quando duas ou mais pessoas firmam um pacto entre si, ambas as partes se comprometem a agir em determinado modo. A Bíblia usa com frequência o termo aliança para se referir ao pacto entre Deus e a humanidade, uma aliança de amor e vida que encontra sua maior expressão na ação salvadora de Deus encarnada e assumida por Jesus de Nazaré que se faz solidário e oferece redenção e vida plena à humanidade e à criação inteira.

A. Origem do Pacto das Catacumbas

O Pacto das Catacumbas foi um forte compromisso de fé assumido por um grupo de bispos que participou do Concílio Vaticano II (1962-1965). Esse compromisso histórico foi assinado nas Catacumbas de Santa Domitila, na periferia de Roma, no dia 16 de novembro de 1965. Esse foi o modo pelo qual aqueles bispos se comprometeram em seguir por um caminho de conversão e de compromisso pessoal e comunitário com os pobres, suas lutas e esperanças.

B. Porquê nas Catacumbas?

O local escolhido para firmar esse compromisso – as catacumbas – tem uma simbologia muito forte e eloquente. Elas lembram o testemunho corajoso dos mártires das primeiras comunidades cristãs de Roma. Os bispos celebraram a Eucaristia sobre o túmulo dos mártires Nereu e Aquileu, evocando sua fé, coragem e determinação. Em seguida, firmaram o Pacto das Catacumbas, que são treze compromissos de uma igreja que deseja ser servidora dos pobres, que assume as lutas por justiça, dignidade e igualdade.

C. Igreja, Sínodo e Amazônia

A Igreja realizou em Roma o Sínodo para a Amazônia em outubro de 2019. Durante o Sínodo, no dia 20 de outubro, um grupo de participantes - assim como aquele grupo de bispos do Concílio Vaticano II - também foi às Catacumbas de Domitila. Não eram somente bispos, mas também sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas que, interpelados pelas realidades missionárias do mundo hoje, sentiram o desejo de reafirmar a opção preferencial pelos pobres e o cuidado com a criação. Firmaram, pois, um novo compromisso chamado de Pacto das Catacumbas pela Casa Comum.

D. Um Pacto atual!

O Pacto das Catacumbas pela Casa Comum, com seus quinze compromissos, buscou inspiração no Pacto das Catacumbas firmado 54 anos antes e nas intuições do Sínodo para a Amazônia que refletiu sobre os princípios de uma Ecologia Integral e novos caminhos para a Igreja na Amazônia. O compromisso com os pobres foi renovado e foi também firmado um compromisso com toda a criação. O Pacto das Catacumbas pela Casa Comum é, portanto, a expressão de uma Igreja comprometida com o pobre, servidora, profética, samaritana e que quer assumir um rosto amazônico.

E. São Daniel Comboni no seu tempo

Da vida de Daniel Comboni dois eventos marcantes falam muito de sua rica espiritualidade e de seu grande amor pela África. O primeiro evento aconteceu no dia 15 de setembro de 1864 enquanto Comboni rezava sobre o túmulo de São Pedro - também um lugar de fé e simbólico em Roma. Comboni teve uma inspiração e elaborou seu Plano para a ‘Regeneração da África com a África’. Não era propriamente um pacto, mas um projeto missionário. O segundo evento foi a sua homilia proferida em Cartum, no dia 11 de maio de 1873, quando Comboni disse ao povo: “faço causa comum com todos vocês”. Fazer causa comum é assumir uma causa, um compromisso.

F. São Daniel Comboni vive em suas filhas e filhos

Animada por esta inspiração e elemento da espiritualidade de Daniel Comboni, a Família Comboniana procura fazer causa comum com o mundo hoje. Nessa perspectiva, a missão comboniana no continente americano busca inspiração no Pacto das Catacumbas e no Pacto das Catacumbas pela Casa Comum para motivar e assumir uma missão e um estilo de vida pessoal, comunitário e eclesial que esteja em sintonia com o cuidado da Casa Comum e com as provocações e orientações do Sínodo para a Amazônia. Como forma de viver esse compromisso, a missão comboniana propõe um Pacto Comboniano pela Casa Comum.

G. A Família Comboniana assume

O Pacto Comboniano pela Casa Comum toma forma em dez compromissos de uma igreja que procura ser profética e samaritana e quer avançar na inculturação da liturgia. Além disso, procura assumir uma pastoral de estilo ecumênico e sinodal, favorecendo o protagonismo das mulheres e cultivando um estilo de vida sóbrio, simples e solidário. O Pacto Comboniano pela Casa Comum é, portanto, um instrumento com o qual se faz aliança, causa comum, com a Amazônia, seus povos e com a defesa da vida. Através dele, a pastoral poderá adquirir uma nova prática e novo ímpeto missionário e com isso contribuir com a requalificação da missão e ministerialidade comboniana no continente americano hoje.

Na urgência da crise social e ambiental, a humanidade é chamada a se converter e sonhar. Sim, a mudança é urgente e possível, mas depende de nós, homens e mulheres do nosso tempo.

H. Combonianas e Combonianos no continente americano

Como missionários combonianos no continente americano, nos sentimos impelidos pelo Espírito de Jesus a receber esta “hora de Deus” para nossa humanidade e queremos responder comprometendo-nos, como indivíduos e comunidades, a promover e defender a vida, bem como defender os territórios e povos em todas as regiões onde estejam ameaçados.

I. Pacto Comboniano em 10 pontos

Convidamos todas as pessoas de boa vontade a aderirem ao nosso Pacto, abraçando esses dez compromissos:

1. Encarnar, em nossas paróquias e presenças missionárias, uma igreja profética e samaritana, na qual homens e mulheres leigos tenham um papel de liderança na diversidade e complementaridade dos ministérios;

2. Celebrar a fé, caminhando com o povo de Deus, em comunhão com toda a criação, vivendo a dimensão cósmica da celebração eucarística e avançando na inculturação da liturgia e da espiritualidade;

3. Aprofundar o paradigma da Ecologia Integral, superando em nossa prática missionária o espírito de dominação sobre a natureza e as pessoas, favorecendo uma economia de relações justas e sustentáveis;

4. Libertar nossas comunidades e práticas pastorais de todos os tipos de mentalidade colonialista, racista, patriarcal, clerical e exclusiva, valorizando a diversidade cultural;

5. Assumir uma pastoral de estilo ecumênica e sinodal, presente no coração do povo, amiga dos pobres e muito próximo de suas vidas. Reinterpretar hoje o carisma comboniano do Bom Pastor “com o cheiro de ovelha”;

6. Colaborar para que as mulheres abram novos processos de protagonismo em nossas comunidades e na Igreja;

7. Assumir, diante da onda do consumismo, um estilo de vida sóbrio, simples e solidário com as pessoas que têm pouco ou nada;

8. Reduzir o lixo e o uso de plástico, favorecer a produção e comercialização de produtos orgânicos, usar transporte público sempre que possível;

9. Contribuir para que a Igreja, em todo o mundo e em cada um de nossos países, assuma sua aliança com a Amazônia e com todas as causas em defesa da vida, rejeitando um modelo econômico baseado na exploração desenfreada da natureza;

10. Fazer memória viva dos mártires e assumir com eles e com os povos indígenas o compromisso de defender os territórios.

J. Um projeto e um percurso

Ao longo do ano de 2020 continuaremos aprofundando os diversos pontos deste pacto, de forma a manter vivo e efetivo o Pacto comboniano pela Casa Comum. Por isso, periodicamente cada um dos pontos será aprofundado e proposto à reflexão, leve a ações concretas de compromisso real com a natureza, a família humana e a mãe-terra.
P. Raimundo Rocha, comboniano

Ver também em Facebook