Sábado, 23 de Março de 2019
“Os Conselhos Provinciais de Portugal e Espanha, reunidos no encontro anual em Moncada, querem-se unir a todos vós e a todo o povo de Moçambique por causa dos recentes desastres naturais que deixaram rastos de muita dor e morte… Por isso queremos solidarizarmo-nos convosco e com todas as pessoas que estão a sofrer e, como províncias de Portugal e Espanha, queremos enviar-vos uma ajuda económica que podeis usar da forma que achardes mais urgente e necessária”, dizem os missionários na carta que enviaram aos confrades que trabalham em Moçambique.

Missionários Combonianos promovem campanha solidária com Moçambique

Os Missionários Combonianos de Portugal e de Espanha estão a dinamizar uma campanha de solidariedade com o povo de Moçambique e disponibilizaram uma conta bancária para recolher donativos. “Queremos solidarizar com todas as pessoas que estão a sofrer e, como províncias de Portugal e Espanha, queremos enviar-vos uma ajuda económica”, escreveram os conselhos provinciais ibéricos dos Combonianos numa nota divulgada ontem.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelos Combonianos portugueses, os missionários assinalam que “nem tudo se resolve com o dinheiro” mas, em momentos “em que se perde tudo”, a caridade e a solidariedade “são fundamentais para que os homens, mulheres e crianças de Moçambique possam recobrar a sua dignidade”.

Há uma semana, a passagem do ciclone Idai por Moçambique, especialmente pela região da Beira, a quarta cidade do país lusófono, “causou destruição, morte e sofrimento”, os últimos números do Governo contabilizam 294 mortos e avisam que, pelo menos, 15 mil pessoas estão em perigo.

Gráfico das chuvas destes dias do ciclone Idai na região.

Os responsáveis do Instituto missionário em Portugal e Espanha, reunidos no encontro anual em Moncada, aos religiosos Combonianos em Moçambique manifestam união, bem como “a todo o povo” e asseguram que têm “rezado por todos”.

Os Missionários Combonianos de Portugal disponibilizaram a conta bancária PT50 0007 0059 0000 0030 0070 9 para recolher donativos e informam que o valor angariado vai ser gerido pelos “Combonianos que trabalham em Moçambique”.

“A Quaresma deste ano tem nome e apelido em cada uma das vítimas, mas a Páscoa que brevemente celebraremos dará sentido a tanta dor”, observam os responsáveis do Instituto missionário em Portugal e Espanha, na nota divulgada hoje.

O Ciclone Idai atingiu também outros países africanos, como o Zimbabué, onde já morreram pelo menos 98 pessoas, e o Malawi, que regista 56 vítimas mortais.
[CB – Ecclesia]

QUERIDOS IRMÃOS DA PROVÍNCIA DE MOÇAMBIQUE

Os Conselhos Provinciais de Portugal e Espanha, reunidos no encontro anual em Moncada.

Os Conselhos Provinciais de Portugal e Espanha, reunidos no encontro anual em Moncada, querem-se unir a todos vós e a todo o povo de Moçambique por causa dos recentes desastres naturais que deixaram rastos de muita dor e morte. Temos rezado por todos vós, e asseguramos-vos que, na medida do possível, nos sentimos tristes por todos estes acontecimentos.

A Quaresma deste ano tem nome e apelido em cada uma das vítimas, mas a Páscoa que brevemente celebraremos dará sentido a tanta dor.

Por isso queremos solidarizarmo-nos convosco e com todas as pessoas que estão a sofrer e, como províncias de Portugal e Espanha, queremos enviar-vos uma ajuda económica que podeis usar da forma que achardes mais urgente e necessária. Sabemos que nem tudo se resolve com o dinheiro, mas nos momentos em que se perde tudo, a caridade e a solidariedade são fundamentais para que os homens, mulheres e crianças de Moçambique possam recobrar a sua dignidade.

Continuaremos presentes com as nossas orações e com o desejo Pascal de que a morte e destruição de tantas pessoas e coisas nos conduza á vida em plenitude.

Que Daniel Comboni nos continue a iluminar no nosso caminho missionário, e que o povo Moçambicano alcance prontamente a serenidade e a normalidade.

Com afeto fraterno,
Conselho Provincial de Portugal e Conselho Provincial de Espanha

Solidariedade:
Campanhas para ajudar as vítimas do ciclone em Moçambique

Foto Cruz Vermelha Portuguesa, Moçambique, Beira, Praia Nova, depois do ciclone Idai.

Várias organizações católicas de Portugal estão a mobilizar-se para fazer chegar ajudas de emergência à população moçambicana vítima do ciclone Idai e iniciar a recolha de fundos que permita fazer face às consequências desta catástrofe.

Cáritas Portuguesa, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Fundação Gonçalo da Silveira, Diocese de BragaSanta Casa da Misericórdia do Porto são algumas das instituições que já fizeram chegar ajuda de emergência à região da Beira, em Moçambique.

Para além, da ajuda de emergência, estão em curso campanhas de recolha de donativos para fazer face à destruição provocada pelo ciclone.

A Arquidiocese da Beira, em Moçambique, indicou contas bancárias para recolha de donativos, assim como várias organizações em Portugal.

Arquidiocese da Beira
IBAN M2590003020101931121021134

Cáritas “Fundo de emergências internacional”
PT50 0033 0000 01090040150 12

FGS Emergência Moçambique 2019
PT50 0036 0000 9910 59181487 7

Província Portuguesa Sacerdotes Coração de Jesus
PT50 0018 2055 0199 0710 02004

Cruz Vermelha Portuguesa
PT50 0010 0000 36319110 0017 4

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8
Donativos on-line

Missionários Combonianos
PT50 0007 0059 0000 0030 0070 9

De acordo com os últimos números avançados pelo Governo de Moçambique, o ciclone Idai já provocou pelo menos 294 mortos e cerca de 15 mil pessoas aguardam resgate urgente, devido aos ventos fortes, às chuvas e inundações que fustigam a região.

Nas últimas horas as autoridades avançaram ainda que existem pelo menos 30 portugueses desaparecidos, na sequência desta catástrofe natural.

O ciclone Idai também está a atingir outros países africanos, como o Zimbabué, onde já morreram pelo menos 98 pessoas, e o Malawi, que regista 56 vítimas mortais.
[PR – Ecclesia]