Roma: segunda-feira, 10 de Outubro de 2011
Notícias dos Leigos Missionários Combonianos brasileiros.
O mês de Outubro nos leva a refletir de maneira mais intensa que a nossa vocação missionária comboniana traz em si a responsabilidade de também sermos animadores da missão universal da Igreja. Como batizadas e batizados, precisamos de tomar consciência da nossa missionariedade e despertar nas nossas comunidades este mesmo espírito. Aquele que sente o chamado a ser cristão e a viver a Boa Nova de Jesus Cristo deve sentir o apelo missionário universal.

A Campanha Missionária é um tempo oportuno para isso e neste ano de 2011 traz o tema Ecologia e Missão. O mundo é casa de todos e não podemos ficar indiferentes a tanta destruição e violência cometida contra a Mãe Terra e muitos de seus filhos e filhas.

Nesta caminhada é incentivo para nós a pessoa de Comboni, celebrado no dia 10 de Outubro, que durante a sua vida percorreu milhares de quilómetros falando a todos sobre a sua grande paixão: a África central. Pedia pessoas, recursos e cruzes.

Nesta perspectiva, entre os meses de Agosto e Setembro, o Flávio ficou 25 dias no Centro de Cultura Missionária (CCM), em Brasília, participando no curso Ad Gentes, destinado à formação dos missionários brasileiros que partem além-fronteiras. Curso este que buscamos proporcionar aos LMC que vão para outros países em missão, mas que requer um investimento financeiro, que foi possível com a colaboração do próprio CCM e também da comunidade paroquial de Santa Amélia, Curitiba/PR. Também já estamos esperando o retorno da Lourdes e da Vanessa, que estão em Moçambique, no final de dezembro. Tal como Comboni, também nós precisamos de assumir as cruzes do caminho missionário, que às vezes nos impedem de seguir com nossos planos. Isso se concretiza na realidade enfrentada pela Guilherma, que aguardava o envio próximo para Moçambique, mas frente ao seu tratamento de saúde, ela terá que aguardar ainda por algum tempo até à liberação do médico.

É assim a nossa caminhada, que exige de nós humildade e confiança em Deus. Que São Daniel Comboni nos anime e inspire sempre mais neste espírito missionário!

Bem vind@s ao Projeto Leigos Missionários Combonianos Brasil-Sul