Roma: segunda-feira, 18 de março de 2013O P. José Luis Rodríguez López, superior provincial dos combonianos em Moçambique, enviou aos seus confrades uma mensagem a propósito da festa de São José que se celebra amanhã, dia 19 de Março. “Rezamos pelos Irmãos e pelos ecónomos – escreve o missionário – para que prossigam a sua missão a exemplo de São José e continuem empenhados, dedicados e atentos às necessidades dos outros sabendo administrar e cuidar os bens da nossa Província para dar continuidade à missão com uma visão futurista perscrutando os sinais dos tempos.”

San Giuseppe

“Caros confrades
São José, convencido do seu trabalho e da sua missão, soube pôr no centro da sua vida o princípio do amor. Dedicação, atenção e sacrifício são os três adjectivos que definem parte da vida deste Santo. Foi um homem dedicado sem pôr condições, com muita liberdade aceitou e assumiu os seus compromissos; homem atento às necessidades dos outros particularmente dos que viviam mais próximos dele (Jesus e Maria); sacrificou tudo para entregar-se plenamente na missão que aceitou com toda liberdade porque se deixou amar e aprendeu a amar.

Justamente Comboni evoca em muitas cartas a sua devoção manifestando a sua total confiança “embora tenha tido estas bênçãos de S. José (que foi, é e será sempre o rei dos cumpridores e um administrador e ecónomo de muito juízo e também de bom coração)” (Escritos de Comboni, n° 3434). Que a intercessão de S. José nos ajude a viver mais plenamente a nossa consagração sem pôr condições e livres para amar, sem absolutizar e condicionar a missão pelo aspecto económico, porém, sabemos que o Fundo Comum Total, como parte da nossa consagração, é também um motivo para viver a missão na liberdade de amar, dedicados, atentos e sacrificando tudo pelo princípio do amor. «O missionário escolhe voluntariamente a pobreza de Cristo e segue um estilo de vida simples para ser livre e poder levar a mensagem evangélica aos mais pobres e abandonados» (RV 27).

Rezamos pelos Irmãos e pelos ecónomos para que prossigam a sua missão a exemplo de São José e continuem empenhados, dedicados e atentos às necessidades dos outros sabendo administrar e cuidar os bens da nossa Província para dar continuidade à missão com uma visão futurista perscrutando os sinais dos tempos.Cumprimentos e boas festas da Páscoa do Senhor que seja a nossa pascoa.” 
P. José Luis, mccj