Roma: quinta-feira, 20 de Junho de 2013
A Beatriz Maldonado Sánchez, leiga missionária mexicana, partiu do aeroporto Francisco Sá Carneiro, ontem de manhã, com destino à Escola Industrial de Carapira, Moçambique. Depois de três meses a aprender a língua de Camões, em Portugal, a vocação missionária de Beatriz leva-a ainda para mais longe da sua terra e dos seus entes queridos: África. Chegou o momento de a Beatriz dar testemunho da sua fé cristã e de partilhar os seus conhecimentos profissionais com os jovens estudantes moçambicanos.


Beatriz M.
Sánchez
(na foto ao centro)


A Beatriz Maldonado Sánchez, Leiga Missionária Comboniana (LMC), chegou a Portugal no passado dia 5 de Abril, para aprender português. Ficou hospedada em casa da Sandra Fagundes, uma LMC portuguesa. Uma amiga da comunidade dos Missionários Combonianos da Maia disponibilizou-se para lhe ensinar a falar e a escrever uma língua que não difere muito do espanhol, sua língua materna.

“A presença da Beatriz entre nós, durante estes três meses, foi muito gratificante para os LMC de Portugal. Aprende-se sempre ao ouvir contar a história e as experiências dos LMC de outros países e de outros continentes. A Beatriz é uma pessoa que mostrou ser muito empenhada, afável e humilde”, disse o leigo comboniano, Carlos Barros, na hora da despedida. “Quem ficará a ganhar – continuou o Carlos – é a comunidade internacional dos LMC de Carapira, que, de agora em diante, conta com a presença de quatro LMC, provenientes de três países diferentes: Brasil, México e Portugal”.

Agradecendo e desejando um bom trabalho missionário à Beatriz, o Carlos concluiu: “Agradecemos ao Senhor a graça de nos dar uma comunidade internacional de LMC com nacionalidades e culturas tão diferentes. Considero isto uma riqueza e uma bênção! Esperamos que esta seja mais uma etapa na redução das fronteiras entre as diferentes províncias combonianas e mais um passo na união dos esforços dos LMC a nível internacional. Desejamos um bom trabalho e uma boa missão à Beatriz. Por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe e de São Daniel Comboni, o Senhor abençoe e guie a Beatriz.”