Justiça nos Trilhos e Rede Igrejas e Mineração apresentam a campanha Desinvestimento em Mineração

Immagine

Terça-Feira, 8 de novembro de 2022
O encontro com a importante agência católica de combate à pobreza global e promoção da igualdade e direitos humanos da Inglaterra e País de Gales, a Catholic Agency for Overseas Development (CAFOD), realizou-se na passada quinta-feira, dia 3 de novembro, em Londres.

Na ocasião, Justiça nos Trilhos (JnT) e Rede Igrejas e Mineração (IyM) – duas organizações com as quais cooperam também os Missionários Combonianos – apresentaram a campanha ‘Desinvestimento em Mineração’, que tem como objetivo levar discussões sobre como o nosso sistema financeiro se sustenta em uma economia extrativista depredadora, em muitos casos financiadas pelo norte global.

Promovida pela Rede de Igrejas e Mineração e dezenas de organizações afiliadas, a campanha acredita que é preciso mostrar as desigualdades e violações que os territórios brasileiros minerados sofrem com esse modelo de produção realizado hoje. O desinvestimento é uma ferramenta concreta para enfrentar um modelo econômico extrativista que gera devastação e desigualdade.

Ainda na reunião, a JnT apresentou as violações aos direitos humanos e da natureza promovidos pelo Projeto Grande Carajás, da Vale S.A., e o trabalho que vem desenvolvendo junto às comunidades. Representando a JnT, esteve presente o coordenador geral, Mikaell Carvalho, e o jornalista e coordenador da campanha ‘Desinvestimento em Mineração’, Guilherme Cavalli.
Justiça nos Trilhos