Sexta-feira, 21 de Julho de 2017
Mais de 40 missionários, padres e irmãos, responsáveis pela formação dos candidatos à vida missionária, no Instituto comboniano, estão a participar na Assembleia Intercontinental da Formação, que está a decorrer durante todo este mês de Julho, na casa comboniana da Maia, em Portugal. Os participantes de diferentes culturas e línguas vêm de quase todos os países da África, América, Europa e Ásia, onde os combonianos se encontram a trabalhar. No encontro, participam também o Secretário Geral da Formação, dois representantes do Conselho Geral, e alguns dos responsáveis pela formação permanente a nível do Instituto. Amanhã, dia 22 de Julho participarão na Peregrinação anual da Família Comboniana ao Santuário de Fátima, que tem por tema a celebração dos 150 anos da fundação do Instituto comboniano.


P. Opargiw John Baptist Keraryo,
Secretário Geral da Formação,
no Santuário de São Bento da Porta Aberta.

 

No domingo passado, dia 16 de Julho, os missionários foram visitar o Santuário de São Bento da Porta Aberta, localizado numa região de beleza natural única, presenteada pelas montanhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e a albufeira da Caniçada.

“O Reitor e a comunidade cristã local acolheram-nos de braços abertos”, disse o P. Carlos Alberto Nunes, português, que foi quem presidiu à Eucaristia dominical das 11h30, por motivo de estar a celebrar os seus 33 anos de sacerdócio missionário. A homilia foi feita pelo P. Amaxsandro Feitosa da Silva, comboniano brasileiro. Partindo do nome de São Bento da Porta Aberta, referiu-se ao tema recorrente do papa Francisco de que Missão é viver de “portas abertas”. Rezou-se ainda por todas as vocações diocesanas, religiosas e missionárias.

Com esta visita, os formadores combonianos aproveitaram para renovar o seu espírito de serviço e de abertura aos dons de Deus, para poderem vir a exercer melhor o ministério de formadores dos jovens que se querem preparar para a vida missionária, segundo o carisma de São Daniel Comboni.


Missa no Santuário de São Bento da Porta Aberta.