Roma: quinta-feira, 16 de agosto de 2012
O missionário comboniano Padre Saverio Paolillo foi homenageado ontem, dia 15 de agosto, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, no Brasil. A comenda “Orlando Bonfim Júnior” é concedida a personalidades ou entidades que atuam de forma efetiva na defesa dos Direitos Humanos.

O prêmio, criado em 1988, leva o nome do advogado e jornalista que lutou contra os abusos de poder da ditadura militar. Ativista político, Orlando Bonfim foi capturado pelas Forças Armadas e desapareceu em 1975. Seu corpo nunca foi encontrado.

Durante o discurso de agradecimento, o chefe do Poder Judiciário afirmou que as ações já tomadas pelo Tribunal de Justiça em defesa da dignidade humana são poucas perto dos desafios que ainda precisam ser enfrentados na área de Direitos Humanos. Em sessão solene concorrida no Plenário Dirceu Cardoso, a entrega do Prêmio Orlando Bonfim Júnior de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Durante o evento, a Comissão Especial da Verdade no Espírito Santo, presidida pelo deputado doutor Hércules (PMDB), abriu oficialmente seus trabalhos.

Na lista de homenageados com comenda na solenidade, figurou alguns familiares e o filho de Orlando Bonfim Júnior, o cineasta Orlando Bonfim Neto. O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Pedro Valls Feu Rosa e o coordenador estadual da Pastoral do Menor, Padre Xavier Paolillo, também foram agraciados. “Hoje é um dia histórico pela entrega da comenda aos homenageados com a presença da família de Orlando Bonfim Júnior. É importante lembrar sempre das pessoas, como Orlando, que lutaram e deram suas vidas pela democracia e liberdade no Brasil. E é importante homenagear aqueles que lutam pelos direitos humanos em nosso Estado e em nosso país”, afirmou Dr. Hercules.

A ministra-chefe da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, também ressaltou o papel de Orlando Bonfim Júnior na luta pela democracia brasileira. “Agradeço a oportunidade de estar aqui com os familiares de Orlando Bonfim Júnior , um lutador da democracia e alguém a quem o estado brasileiro deve perdão. Obrigada por esse momento de democracia celebrado nesta Casa de Leis. Democracia que queremos sempre mais forte e mais viva nesse país. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ao produzir aqui a entrega do prêmio e instalar a Comissão da Verdade, está participando de um momento fundamental que o Brasil vive atualmente pela luta pela verdade e pelos direitos humanos. Democracia e direitos humanos são dois braços que se complementam”, declarou a ministra.

Pe. Saverio Paolillo é missionário comboniano. Nascido na Itália, está no Brasil desde 1993. Pe. Saverio tem se dedicado à promoção dos direitos humanos, sobretudo de crianças e adolescentes, primeiramente em São Paulo, atualmente no Espírito Santo, onde coordena os trabalhos da REDE AICA. A Rede AICA – Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente – é um programa da Cáritas Arquidiocesana de Vitória e da Pastoral do Menor. Foi criado em 1997 por membros das Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia São José Operário de Carapina em parceria com os Missionários Combonianos. A cada ano, mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens são acolhidos nos projetos da Rede AICA. A eles são oferecidas atividades esportivas e culturais, atendimento psico-social, apoio pedagógico, oficinas de teatro e dança, além de uma alimentação saudável e atividades formativas que complementam a ação da família e da escola, contribuindo para o crescimento humano, ético, cultural e psicológico.