Domingo, 26 de Abril de 2020
O que é um grupo de espiritualidade comboniana? É um grupo de homens e mulheres, casados e solteiros, jovens e adultos, pessoas de fé que, inspiradas pelo Carisma Missionário de São Daniel Comboni e a partir de suas comunidades e paróquias, procuram se colocar cada vez mais a serviço do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo e fazer a opção pelas pessoas mais pobres e abandonadas. (Ver anexo)

GRUPO DE ESPIRITUALIDADE COMBONIANA
Um novo passo no caminho de uma longa história missionária!

Grupo de Balsas (MA)

A missão dos missionários combonianos no Brasil, em seus quase 70 anos de presença, sempre teve uma valiosa participação dos leigos. Muitos homens e mulheres conheceram o carisma e espiritualidade de São Daniel Comboni e se apaixonaram pela missão comboniana assumindo seu protagonismo e dando uma contribuição significativa para a missão como leigos. Em alguns lugares chegou-se a criar grupos de ‘leigos combonianos’.

A Igreja no Brasil realizou, em 2017, o Ano Nacional do Laicato em comemoração aos 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos, de 1987, e da exortação apostólica Christifideles Laici (Os fiéis leigos), de São João Paulo II, sobre “Vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo”, de 1988. A Província dos Missionários Combonianos do Brasil, reconhecendo a riqueza e o potencial dos leigos como colaboradores e protagonistas da missão, decidiu investir de modo mais organizado na criação de ‘grupos de leigos combonianos’.

Os primeiros grupos estabelecidos dentro dessa nova perspectiva e dinâmica, surgiram em 2016. No Brasil existe o grupo dos Leigos Missionários Combonianos (LMC) e para melhor identificar os novos grupos, estes passaram a ser chamados de Grupos de Espiritualidade Comboniana (GEC). Hoje, entre os grupos já criados e em processo de criação, somam-se 16 grupos. Eles existem em lugares onde trabalham ou já trabalharam os missionários Combonianos.

Aos poucos os grupos vão surgindo e se consolidando. Cada um com seu perfil, mas todos unidos pelo mesmo sonho e paixão de Comboni. A ideia é estabelecer com eles uma rede de animação missionária. Um padre faz o acompanhamento desses grupos via WhatsApp e através de visitas. Outros membros da Família Comboniana também acompanham alguns grupos. Um roteiro com temas missionários é produzido e partilhado com todos como material de apoio. É uma experiência nova e um aprendizado para todos nós da Família Comboniana.

FAMÍLIA COMBONIANA

Uma grande família missionária no mundo vivendo a missão seguindo os passos de Daniel Comboni

GRUPOS DE ESPIRITUALIDADE COMBONIANA (GEC)

O QUE É - É um grupo de homens e mulheres, casados e solteiros, jovens e adultos, pessoas de fé que, inspiradas pelo Carisma Missionário de São Daniel Comboni e a partir de suas comunidades e paróquias, procuram se colocar cada vez mais a serviço do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo e fazer a opção pelas pessoas mais pobres e abandonadas.

DESCRIÇÃO - É um grupo de pessoas identificadas com a Espiritualidade, Carisma e Missão Comboniana que se encontra mensalmente para uma prática de oração, convivência, espiritualidade, formação e para atividades de animação missionária e apoio à missão Comboniana.

O QUE FAZEM

- Viver a Espiritualidade Comboniana de modo comprometido no lugar onde residem;

- Iniciar ou continuar alguma atividade pastoral ou social inspirada pelo Carisma Comboniano;

- Animar missionariamente a Igreja local para que seja uma ‘igreja em saída para as periferias’;

- Rezar pelas vocações missionárias e apoiar a missão Comboniana;

COMO O FAZEM

- Através de encontros de oração e reflexão sobre temas missionários e a missão Comboniana;

- Através da oração pelas missões e pelas vocações missionárias;

- Através da divulgação de material missionário (revistas, calendários, outros);

- Através do apoio oferecido aos novos missionários em formação;

- Através do contato com a Família Comboniana e ‘Grupos de Espiritualidade Comboniana’; 

POSSO PARTICIPAR DE UM GEC?

Sim. Se na sua paróquia ou cidade mais próxima existe um Grupo de Espiritualidade Comboniana (GEC), você pode fazer parte deste grupo. Se não existe, você pode criar um. Convide seus amigos, entre em contato com algum membro da Família Comboniana e veja como fazer. Você pode utilizar o WhatsApp para iniciar uma conversa sobre o assunto, marcar um encontro presencial e formar seu ‘Grupo de Espiritualidade Comboniana’. Podemos oferecer material para os encontros de seu grupo. Vamos lá. Mãos à obra e boa missão!

“A missão se faz com os joelhos dos que rezam, com as mãos dos que partilham e com os pés dos que partem”

Pe. Raimundo Rocha, mccj