Roma: sexta-feira, 6 de Julho de 2012
A Márcia Costa, Leiga Missionária Comboniana (LMC), regressou a Portugal ontem dia 5 de julho, depois de ter estado dois anos na missão de Mongoumba, na República Centro Africana. Nesta missão, a Márcia trabalhou com outras leigas na pastoral missionária entre os povos Pigmeu e Bantu, prestando serviço sobretudo na área da educação. De momento, a Márcia encontra-se na sua terra natal, Valongo do Vouga, onde foi recebida por familiares e amigos com muita emoção.

A Márcia partiu para a missão africana de Mongoumba em Abril de 2010, depois de ter feito uns meses em Paris, para aperfeiçoar o seu francês. Para se fazer uma ideia do seu trabalho missionário pode ver-se a Reportagem da TVE de 26 de Março de 2012, onde se fala da presença comboniana na missão de Mongoumba.

Pedro Moreira, responsável dos LMC de Portugal e do blog do movimento, escreveu: “Expressamos à Márcia as nossas Boas-Vindas, agradecendo-lhe a sua disponibilidade para estar estes 2 anos com o povo africano, desejando-lhe uma rápida readaptação ao nosso Portugal junto dos seus familiares e amigos, no trabalho, paróquia e, com certeza, no nosso Movimento. A Missão continua!”

Na missão de Mongoumba, ficou sozinha a portuguesa Élia Gomes. Mas em Setembro próximo irá juntar-se a ela a Tere Monzón, uma LMC espanhola. “Que bom seria que mais alguém reforçasse esta e outras comunidades missionárias! Precisamos de verdadeiros missionários e missionárias desejosos de anunciar Jesus aos povos de Além-Mar”, diz Pedro Moreira, no blog dos LMC.