Roma, domingo, 7 de Agosto de 2011
“Ide e ensinai todas as nações!”, foi a última mensagem de Jesus aos Seus discípulos antes de subir ao Céu. Esta mensagem do Mestre é um convite explicitamente missionário. Foi este o Evangelho escolhido para a celebração dos Votos Perpétuos do Irmão missionário comboniano Giovanni Luigi Quaranta, 42 anos, italiano de Bergamo, no Domingo da Ascensão, na comunidade de Carapira, no norte de Moçambique.

O Irmão Giovanni Luigi Quaranta tomou a sério a mensagem de Cristo quando decidiu entrar no Instituto dos Missionários Combonianos, em 1997, na Itália. Este seu “sim” a Deus tornou-se ainda mais firme no passado dia 5 de Junho de 2011, durante a cerimónia da sua Profissão Perpétua, na paróquia do Imaculado Coração de Maria, na Carapira, na diocese moçambicana de Nacala. Presidiu à celebração D. Germano Grachane, bispo de Nacala.

A Família Comboniana sentia-se de parabéns. Ocorreram à festa sacerdotes diocesanos, religiosos e religiosas de várias congregações, e os estudantes e professores da Escola Industrial de Carapira, onde o Ir Luigi é director. Uma festa para toda a paróquia da Carapira, onde os combonianos trabalham desde a sua fundação, há 63 anos. Em suma, uma festa para a Igreja missionária.

Ao ler o texto da sua profissão religiosa, diante do superior provincial de Moçambique, P. José Luis Rodríguez, o Irmão Luigi explicou como uma vocação nasce no seio de uma família cristã. Luigi lembrou a sua mãe e o seu pai Vincenzo Quaranta, carpinteiro de profissão, que ensinaram aos seus filhos os valores e compromissos cristãos.

Prova dos valores cristãos vividos na família Quaranta foi a presença do irmão gémeo de Luigi – P. Santino Quaranta – sacerdote da diocese de Roma. Esta presença completou o sentido familiar da celebração: a família de sangue, da Igreja local e do Instituto comboniano.

A frase de São Daniel Comboni “Agora não há poder humano que me faça retroceder um passo. Deus quer que trabalhemos pela África”, foi o lema da consagração perpétua que o Ir. Luigi escolheu, para deixar a mensagem de que tomou a sério os ensinamentos do santo e fundador São Daniel Comboni. E sentiu-se na voz do Ir. Luigi que o amor pela África, como dom de Deus, entoava também no seu coração.

O Irmão Luigi continuará com o seu trabalho de director na Escola Industrial de Carapira, que dista a poucos quilómetros da histórica Ilha de Moçambique, onde em 11 de Março de 1498 se celebrou a primeira missa e se deu início à evangelização da região.