Festa Missionária na comunidade comboniana portuguesa de Famalicão

Immagine

Roma: sexta-feira, 11 de maio de 2012
Os Combonianos da comunidade de Famalicão organizam todos os anos, no mês de maio, uma festa missionária com os seus amigos, colaboradores e benfeitores. Neste ano, realizou-se no passado dia 6, Dia da Mãe em Portugal. O P. Luis Filipe Dias, que partirá para um trabalho missionário no Brasil do Sul, presidiu à Eucaristia e aproveitou a ocasião para se despedir.

A chuva marcou a festa missionária da comunidade de Famalicão no passado dia 6 de maio, Dia da Mãe em Portugal. Este dia, que começou chuvoso, não deteve os amigos, colaboradores e benfeitores que quiseram partilhar, com a Comunidade Comboniana, as alegrias da vida missionária. Assim, talvez envergonhada, a chuva deu lugar ao sol, logo no início do encontro da manhã orientado pelo P. Francisco Medeiros que partilhou, com os presentes, a sua experiência missionária na África do Sul. A parte da manhã culminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo P. Luís Filipe Dias, de partida para o Brasil, concelebrada pelos colegas da comunidade e das comunidades da Maia e de Viseu e animada pelo grupo coral de Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia de Calendário.

Esta festa, tão bem animada com a presença e participação das comunidades combonianas da Maia e Viseu, teve um impacto singular na Igreja Diocesana. Na verdade, muitos foram os grupos paroquiais que desejaram ter voz nesta festa.

Os Missionários Combonianos têm vindo a desenvolver uma atividade marcante de animação missionária no coração do Arciprestado de Famalicão e, nesta atitude de reconhecimento, não só eclesial como cívico e social, a rádio Cidade Hoje desejou associar-se à festa, transmitindo, durante a manhã, entrevistas com diversos missionários presentes.

A tarde recreativa contou com a habitual presença do grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane e com a boa disposição dos jovens de Antas e da equipa da Pastoral Vocacional Juvenil – Zona Norte.

No final da festa, no coração dos participantes, ficam as palavras de agradecimento do P. José Arieira, superior desta Comunidade Comboniana e a frase-chave da homilia do P. Luís Filipe: “Só na medida em que permanecermos ligados a Cristo, poderemos produzir frutos/ dons de Amor para os outros. Na verdade, sem Cristo, nossa ‘videira’ e Senhor da Vida, nada podemos fazer.”
Susana Vila Boas, LMC