Roma: terça-feira, 31 de Julho de 2012
De 24 a 27 de Julho, mais de cem jovens caminharam a pé até Fátima. A caminhada concluiu com a Peregrinação da Família Comboniana portuguesa a Fátima que teve lugar no sábado dia 28. Em dois grupos - um partindo do Sul, de Azambuja, e outro do Norte, de Águeda - os jovens peregrinaram debaixo de sol ardente com saco às costas e cajado na mão, e o coração sempre em Fátima. Pelo caminho, reflectiram sobre o tema “Vem, Vê, Vive e Vai em Missão” à luz do texto evangélico de Jo. 1, 35-40, que tinha servido de tema base durante o ano de formação 2011-2012.

Em programa e organização por todos considerados muito bons, caminharam com coragem e determinação apesar das bolhas nos pés e do sacrifício espelhado nos olhos da maioria. Alguns naturalmente precisaram de ajuda que foi prestada por todos com compreensão e espírito de solidariedade. A presença dum bom grupo vindo de Inglaterra, alguns de Espanha e outros de Itália deram a esta peregrinação um sentido Europeu que os jovens muito apreciaram. A participação dos amigos estrangeiros foi muita positiva tendo no fim ficado a sensação da tristeza pela separação da “família” que tinha que voltar aos seus países..

Os jovens e famílias que a eles se juntaram no sábado, participaram em Fátima na Peregrinação da Família Comboniana este ano centrada na celebração dos 25 anos dos Cenáculos de Oração Missionária sob o tema: “Oração: Coração da missão”. Foi festa animada por muitos grupos entre os quais o dos jovens caminhantes que fizeram uma bonita apresentação pela manhã no centro Paulo VI e depois dum farnel partilhado, participaram no terço missionário na capelinha das aparições e na Eucaristia final na Igreja da Santíssima Trindade.

Foi uma bonita festa missionária. Todos nos sentimos mais unidos em Família Comboniana e partimos com esperança renovada levando a mensagem aos que encontramos. Para tudo isso muito contribuiu o espírito dos peregrinos jovens, caminhantes JIM que chegaram determinados a Fátima e partiram com um sorriso nos lábios, deixando um rasto de vida, alegria e esperança. Assim, determinados, continuamos “Todos, tudo e sempre em missão! Tudo por Jesus, nada sem Maria”.
P. Carlos Alberto Nunes, mccj