Festas missionárias no noviciado de Santarém e na comunidade de Lisboa

Immagine

Roma: quarta-feira, 2 de Novembro de 2011
Outubro, mês missionário, chegou ao fim com sol, luz e alegria. No Noviciado Comboniano Europeu de Santarém (Portugal) e na comunidade comboniana de Lisboa, o mês terminou com uma verdadeira festa missionária, no esplêndido domingo, dia 30 de Outubro. Na concelebração eucarística de Lisboa estavam os padres (na foto ao lado, da esquerda): Manuel Augusto, Alberto Silva, e Manuel Horta. A Eucaristia foi animada pelo grupo coral “Lumen Gentium”, constituído por pessoas oriundas do Congo-Kinshasa e do Congo-Brazzaville.

Festa missionária no noviciado comboniano europeu de Santarém (Portugal)
Pela primeira vez, tivemos a honra de acolher no noviciado comboniano europeu de Santarém o famoso padre e cantor de mensagem P. José Luís Borga (na foto em cima) e a sua Banda. Ocasião única e histórica. Com cerca de 250 pessoas presentes e entusiasmadas, eles cantaram os louvores de Deus na alegria cristã. Foram lembrando à plateia o caminho cristão e os deveres missionários de cada um, enquanto com as suas canções tiradas dos vários álbuns já publicados entretiam com profissionalismo a assembleia.

Foi uma ocasião única, inesperada para muita gente, para terminar em glória o mês do nosso coração, o mês missionário de Outubro. No fim, a plateia agradeceu de pé e pedia insistentemente que outras ocasiões como esta se repetissem mais frequentemente. Como alguém dizia: "Já há muitos anos que não me sentia tão livre e feliz a cantar e dançar". Assim, em verdadeira festa missionária terminámos o mês de Outubro, sabendo que a missão continua, como nos recordou a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2011: “Todos, tudo e sempre em missão,” escreve o missionário comboniano português, P. Carlos Alberto Nunes.

 

Festa missionária na comunidade comboniana de Lisboa
No mesmo dia 30 de Outubro, a comunidade comboniana de Lisboa encerrava o mês missionário com as suas colaboradoras e os seus amigos. Neste ano, a tradicional festa missionária de Outubro coincidiu com o encerramento do mês missionário. Os cerca de 60 participantes foram incentivados a serem «todos, sempre e em tudo» missionários.

O Ir. Alfredo do Rosário, novo membro da comunidade e ecónomo provincial, contou a sua experiência missionária de cerca de quatro anos no Chade. Na missão de Lai, no sul do país, o Ir. Alfredo foi administrador do hospital, numa zona bastante árida e de predominância da religião muçulmana.

Na celebração da eucaristia, o Pe. Alberto Silva, superior provincial, destacou a mensagem do Papa para o dia mundial das missões, convidando «todos a estarem envolvidos na missão da Igreja, a estarem sempre em estado de missão e a fazer tudo pela missão». No âmbito do Ano Vocacional Comboniano, que está decorrer entre os Combonianos de Portugal, o Pe. Alberto sugeriu a regra dos três «p»: pedir (rezar) vocações, propor a vocação aos jovens e partilhar a vocação e fé com os outros. A Eucaristia foi animada pelo grupo coral Lumen Gentium, constituído por pessoas oriundas de países lusófonos, do Congo-Kinshasa e do Congo-Brazzaville. O coro cantou cânticos em língua portuguesa e línguas do Congo e Angola e durante o ofertório as senhoras do grupo realizaram um pequeno cortejo trazendo frutas que ofereceram à comunidade.

À tarde, foi exibido um documentário de 19 minutos, produzido pela equipa de audiovisuais dos Combonianos, sobre S. Daniel Comboni, «uma vida para a missão». O vídeo mostra as datas marcantes do percurso deste missionário, desde a sua difícil decisão de partir para África até à sua nomeação como bispo da África Central.

O encontro terminou com uma comunicação do superior provincial informando da conclusão do Ano Vocacional no dia 18 de Março de 2012, em Viseu. O grupo coral africano emprestou uma nota de júbilo ao acto de despedida com um cântico a Nossa Senhora em língua africana.

 

 P. Carlos Alberto Nunes, missionário comboniano português, em Santarém (Portugal)