Animadores missionários portugueses reúnem-se em assembleia anual

Immagine

Roma: terça-feira, 15 de Novembro de 2011
Reunidos em assembleia anual, 51 missionários e missionárias oriundos de vários pontos do país e pertencentes aos institutos missionários a trabalhar em Portugal, denominados ANIMAG (missionários responsáveis pela animação missionária), reflectiram sobre o seu trabalho e manifestaram o desejo de, em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias, divulgar e concretizar os conteúdos da carta pastoral Como eu vos fiz, fazei vós também. Para um rosto missionário da Igreja em Portugal. A diocese de Viseu foi a anfitriã desta reunião, que decorreu entre os dias 8 e 11 de Novembro passado.

O primeiro dia foi dedicado à formação permanente com a intervenção de alguns oradores. O Pe. Joaquim Garrido, dehoniano, discursou sobre «O dinamismo missionário das comunidades dos Actos», enquanto o Pe. José Antunes, provincial do Verbo Divino, apresentou o tema «A evangelização e as suas várias dimensões», tendo elencado as quatro dimensões da evangelização tal como são praticadas no seu instituto: comunicação, apostolado bíblico, justiça, paz e integridade da criação, e animação missionária.

No plenário que se seguiu foi discutida a proposta de constituição de «centros missionários diocesanos» e «grupos missionários paroquiais», que é sugerida na carta pastoral Como eu vos fiz, fazei vós também. A ideia subjacente é de que tais centros e grupos sejam uma espécie de «chapéus» que abrangem todos os sectores da pastoral diocesana e paroquial.  

A assembleia prosseguiu no segundo dia com a discussão de assuntos de ordem prática e pastoral que preocupam os animadores missionários, nomeadamente o figurino, preparação e realização das semanas missionárias. Foi avançada a ideia de alterar a duração dessas semanas para um fim de semana, um tríduo ou dois fins de semana consecutivos. Assunto importante é o da continuidade a dar às semanas missionárias, tendo-se afirmado que o êxito destas semanas depende em grande parte do interesse das paróquias e respectivos párocos.

D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e anfitrião da reunião, falou sobre «a dimensão missionária numa pastoral dinâmica» à luz do Sínodo que está em curso na diocese visiense. «Cada vez mais o anúncio de Jesus Cristo deve ser considerado algo de essencial na prática pastoral», afirmou, e exemplificou com um cada vez maior número de crianças que chegam à catequese se nunca ter rezado nem saber nenhuma oração. Disse que párocos e bispos não podem seguir uma pastoral de manutenção mas como pastores à maneira de Jesus, Bom Pastor, devem motivar os cristãos comprometidos a testemunhar a fé nos mais diversos ambientes.

A assembleia terminou com um encontro entre a direcção do IMAG (institutos missionários) e o ANIMAG. A escassez de pessoal nas semanas missionárias é uma lamentação frequente, o que motivou o presidente do IMAG, Pe. Alberto Silva, a alertar os superiores provinciais para este problema. Os animadores missionários apelaram ao novo director das OMP (Obras Missionárias Pontifícias), Pe. António Lopes, para que dinamize os directores diocesanos das OMP no sentido de promover a divulgação da carta pastoral Como eu vos fiz faça vós também.