Roma: quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011
Advento é tempo de preparação para o Natal. As comunidades combonianas portuguesas aproveitaram este período litúrgico para reavivar a sua caminhada de vocação e missão à luz da mensagem do Menino Deus que veio para perdoar, criar comunhão e salvar todos os povos. Esta foi mais uma iniciativa da Comissão de Formação Permanente da província portuguesa integrada no “Ano Vocacional Comboniano” que terá o seu encerramento nos dias 17 e 18 de Março de 2012, na comunidade de Viseu.

 

Seguindo o programa proposto pela Comissão Provincial de Formação Permanente as comunidades têm-se reunido para um dia de reflexão e retiro no contexto do tema pastoral do corrente ano: “Comunidade Comboniana: Animadora Vocacional”.

 Este programa insere-se no plano do Ano Vocacional Comboniano que convida todas as comunidades a viver sempre mais em comunhão para poderem ser mais verdadeiramente “animadoras vocacionais”.  Por isso estes dias de retiro têm por tema: “Comunidade: Lugar de Perdão e Paz”. Acreditamos que é pelo exemplo de vida e trabalho de animação vocacional que promoveremos muitas mais e santas vocações missionárias.

Assim, no dia 28 de Novembro reuniram-se com tal finalidade as comunidades de Coimbra e Viseu em Viseu; No dia 1 de Dezembro, reuniram-se as comunidades de Lisboa e Camarate em Santarém; dia 12 de Dezembro foi a vez das comunidades de Maia e Famalicão se reunirem em Famalicão e mais tarde, a Comunidade de Santarém seguirá o mesmo programa.

Estes encontros, em tempo de preparação para um verdadeiro Natal Missionário, têm ajudado a cada um e todos a descobrir-se mais e melhor como animadores vocacionais em esforço comunitário. Procurando conhecer-se melhor pessoalmente e aos outros membros da comunidade; procurando aceitarmo-nos como somos e perdoarmo-nos uns aos outros como Jesus nos perdoa, acreditamos que é a melhor forma de nos tornarmos bons animadores vocacionais.

Cada dia de encontro incluiu a celebração de Eucaristia em acção de graças pelas vocações que Deus nos dá e intercessão para que nos dê muitas mais e santas vocações! Ao terminar o dia, vimos e partilhámos sobre o filme “Dos homens e dos deuses”, um exemplo de comunidade religiosa, numa realidade de dificuldade extrema, que consegue viver o seu ideal de vocação e missão até ao ponto de dar a vida por Cristo e o pelo Evangelho! Têm sido dias de encontro na paz, na alegria do Senhor que nos ajudaram a renovar o ânimo vocacional como comunidades combonianas.

Assim procuramos ajudar-nos mutuamente a viver melhor este “Ano Vocacional Comboniano” que terá o seu encerramento nos dias 17-18 de Março de 2012 em Viseu, desejando que tal festa seja mais um renovar de energias para continuar com fé e esperança o nosso esforço de trabalho juvenil e vocacional.

Na continuação destes dias, ajudando nesta caminhada comum, foi também preparado e oferecido pela Comissão de Formação Permanente um subsídio para o Advento intitulado: “Somos nómadas da missão”.

Nele se procura olhar para a nossa realidade de vida e fé sempre em caminho, sempre aberta à novidade que nos espera! Peregrinando todos como missionários, de mãos dadas, procuramos tornar as nossas comunidades verdadeiramente “Animadoras vocacionais”.
P. Carlos Alberto Nunes, mccj