Roma: quinta-feira, 22 de Março de 2012
Os Missionários Combonianos tomaram conta das paróquias de São Tiago de Camarate e de Apelação, nos arredores da capital portuguesa, Lisboa, no início de Janeiro de 2011. A Comunidade paroquial de Camarate e a equipa de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa organizaram agora uma Semana Missionária, de 10 a 18 de Março, sob o tema “O que te enche o coração? Está nas tuas mãos”. A iniciativa visava “dar um rosto e um dinamismo missionário à paróquia”, referiu o bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, na abertura das actividades.

 

De 10 a 18 de Março a paróquia de Camarate acolheu a semana missionária sob a pergunta “O que te enche o coração?” Quantas experiências foram ouvidas, através da tenda, presente no adro da igreja, e dos encontros que aconteceram diariamente nos bairros da paróquia?

O cariz missionário que foi trazido pela presença dos missionários combonianos à paróquia de Camarate ajudou a tornar presente a verdadeira missão para a qual cada cristão é chamado. De toda a diocese vieram testemunhos de freiras consagradas e de outros padres missionários. Diariamente a população de camarate que passou por perto da igreja foi interpelada pela presença de duas tendas. Ao aproximarem-se o convite era para que pudessem identificar e retirar uma das coisas que preenche negativamente o coração, ocupando o lugar de algo que o pode tornar feliz, capaz de dar vida a um coração novo. Conscientes de que é necessário tempo para que a semente de Jesus possa entrar e nascer no nosso coração, foi oferecido também um vaso com uma semente que cresceu ao longo da semana e que foi trazido na celebração de encerramento no último dia.

A presença de alguns missionários na paróquia foi também o motivo da visita às escolas do 1º ciclo, que decorreu durante a semana, acabando por ser uma das atividades que mais enriqueceu a semana missionária, sobretudo junto toda a comunidade educativa.

Contando com a presença do bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, foi possível tornar a Igreja mais presente nos inúmeros bairros que completam a freguesia e paróquia de Camarate. Para além da palavra de Deus, que foi partilhada por todos, existiram vários testemunhos de cristãos que oferecem, ainda hoje, a sua vida à Igreja, de forma particular, partindo para longe dos seus países e famílias com a missão de anunciar o Evangelho.

Na sexta-feira, dia 16, realizou-se uma vigília missionária, preparada pelo grupo de jovens de Camarate e durante a tarde de Sábado os grupos de catequese tiveram um dia cheio de atividades, enquadradas no tema, culminando com a eucaristia, presidida por D. Joaquim Mendes.

A eucaristia de encerramento aconteceu no Domingo pelas 11h30 e foi presidida pelo Pe. Tony Neves, diretor da equipa de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa, que em conjunto com a comunidade local, organizaram esta semana missionária.
Jornal Voz da Verdade