Quarta-feira, 26 de Outubro de 2016
O Alberto de la Portilla e a sua esposa Carmen Tomás, leigos missionários combonianos (LMC), deram uma entrevista ao programa televisivo espanhol “Testigos Hoy” no contexto do Dia Mundial das Missões, celebrado no passado domingo. São cerca de 12 minutos sobre estes dois testemunhos concretos, sobre o que ambos fizeram na Bolívia, em Moçambique… e fazem ainda hoje, em Espanha e a nível internacional, no movimento dos LMC, seguindo a vocação carismática e a espiritualidade de São Daniel Comboni, que tinha como lema “Salvar África com África”.

Os leigos, solteiros ou casados, motivados pela fé em Jesus Cristo e, sentindo-se parte da Igreja, dão testemunho com a sua vida e comprometem-se, social e pastoralmente, para transformar o mundo, tendo como ponto de partida a promoção humana, a justiça e a paz. Portanto, vivem integrados na Igreja local, fazendo animação missionária nas paróquias e no contexto social em que vivem, comprometendo-se com as realidades de pobreza e marginalização que existe à sua volta e apoiam os projectos dos LMC que se encontram em missão, nos mais diversos países do mundo.

Os LMC vivem a missão como resposta à sua vocação, como opção de vida que impregna toda a pessoa, e estão disponíveis para o serviço missionário no mundo, fazendo-se presentes no meio daqueles povos que ainda não conhecem ou conhecem pouco a Boa Nova do Evangelho, e trabalhando ao serviço dos mais pobres e abandonados, mirando ao seu desenvolvimento humano integral, em estreita colaboração e co-responsabilidade com a Família comboniana.