Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016
Nestes dias, os missionários aproveitam para escrever aos familiares e amigos, desejando, pois, um Feliz Natal. É o caso do comboniano português, P. Martinho Lopes Moura [na foto, junto ao Presépio], que, como diz ele, “no meio de um mundo de guerras, violência, corrupção e injustiças de toda a ordem, nós precisamos de paz e fraternidade”. E, claro, aproveita para “desejar a todos e a todas um Feliz e Santo Natal, cheio de paz e amor, e um Ano de 2017, repleto das bênçãos de Deus”.

 

Santo Natal de 2016

Caros amigos/as,
A paz do Senhor Jesus esteja sempre convosco!

Mais um Natal está chegando e o nosso coração se enche de alegria. Este é o nosso Natal. Jesus nasceu para cada um de nós e a todos nos quer encher de seus dons, para sermos mais felizes na nossa vida, seja pessoal como familiar.

No meio de um mundo de guerras, violência, corrupção e injustiças de toda a ordem, nós precisamos de paz e fraternidade, somos todos irmãos e filhos do mesmo Pai.

Desde Março passado, me encontro em Curitiba, na paróquia de Santa Amélia, confiada a nós Missionários Combonianos. Estou morando no seminário comboniano, que fica em frente à casa paroquial. Vinte anos atrás, quando eu aqui trabalhei, durante três anos, os dois seminários estavam lotados de seminaristas. Hoje temos um só  seminário e vazio. A falta de vocações é geral.

O meu serviço missionário consiste na celebração da Eucaristia nas sete comunidades da paróquia e durante a semana vou visitando os doentes nas suas casas e nos hospitais da cidade de Curitiba.

Os antigos moradores desta região do Brasil foram os índios Guaranis e, na sua língua, Curitiba significa abundância de pinheiros, as araucárias que produzem os saborosos pinhões.

No século XIX esta área foi ocupada por imigrantes europeus e asiáticos (italianos, alemães, poloneses e ucranianos, libaneses e japoneses) que marcaram esta cidade com as suas culturas e tradições. A fé cristã acompanhou esses imigrantes e graças a Deus, Curitiba é uma cidade religiosa, com muitas igrejas e templos cristãos. A arquidiocese de Curitiba é conhecida como o Vaticano do Brasil, pela quantidade de Congregações religiosas masculinas e femininas e por tantos colégios, universidades e casas de formação religiosa.

Quero desejar a todos e a todas um Feliz e Santo Natal, cheio de paz e amor, e um Ano de 2017, repleto das bênçãos de Deus.

Para todos os amigos/as vai a minha saudação amiga e fraterna.
P. Martinho Lopes Moura
Missionário Comboniano