Quarta-feira, 6 de Setembro de 2017
Foi nos passados dias 7, 8 e 9 de Julho que decorreu na casa dos Missionários Combonianos de Viseu a 11ª unidade Formativa dos Leigos Missionários Combonianos (LMC). No sábado, dia 8, fez-se uma “avaliação” dos formandos, ou melhor afirmando… uma conversa entre cada um dos formandos e a equipa coordenadora sobre os passos que se vão traçando neste caminho de descoberta da vida LMC. A formação de dois anos que é proposta aos formandos que aceitam o convite de conhecer o que é ser LMC não se limita a dois meros anos. É uma formação que leva a vida. É a própria vida. Um caminho de avanços e recuos mas que, de x em x tempo merece uma atenção e uma “avaliação”, quer de cada um para consigo mesmo, quer em comunidade na partilha sobre “pontos de situação – em que ponto estou no caminho como LMC”.

Ao fim do dia abraçámos uma maravilhosa chegada das LMC’s Neuza e da Paula, acabadinhas de chegar da comunidade de Granada. E connosco partilharam a sua experiência na comunidade Lisanga, que viveram com os LMC espanhóis Aitana e David. Partilharam ainda um projecto – o projecto que irão abraçar durante os dois anos que estarão em Arequipa em missão. Este projecto terá como pano de fundo a pastoral social e serão trabalhadas situações de violência familiar, a aproximação da população ao novo centro de saúde, bem como a formação de líderes (aproveitando os que já se encontram a trabalhar na paroquia).

Aqui deixamos um vídeo sobre o projecto em Arequipa de nome Ayllu, o nome que se designa a cada grupo familiar de uma comunidade indígena da região dos Andes.

Já no domingo pudemos receber a nossa família e amigos e juntos celebrar está família que temos. A Paula e a Neuza uma vez mais falaram da sua experiência na comunidade de Lisanga, desta vez não só para LMC’s mas para os restantes presentes (familiares e amigos). Seguiu-se a Eucaristia, o almoço convívio e uma tarde animada de músicas, jogos e dança.

A todos temos a agradecer a presença (física e/ou em oração). Foi um dia muito bom no qual se fez marcar a presença da união que São Daniel Comboni propôs a todos os povos. É um orgulho pertencer a uma família assim. Estamos juntos na e para a vida.
Com amor, Carolina Fiúza