Dar um novo vigor apostólico e missionário à Igreja em Portugal

Immagine

Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018
Os Religiosos de Portugal (CIRP) querem aproveitar a realização do Ano Missionário para “dar um novo vigor apostólico à Igreja em Portugal”. Em entrevista concedida ao «Vatican News», o Padre José da Silva Vieira, superior provincial dos Combonianos em Portugal, refere que o papa propõe esta celebração “sobretudo para recuperar o sentido da «Missão ad gentes», da missão como saída ao encontro das gentes, não só geográfica, mas também uma saída cultural e uma saída social”.

O Ano Missionário em Portugal acontece em todas as dioceses católicas do país até Outubro de 2019, “mês missionário extraordinário” declarado pelo Papa Francisco para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de Bento XV.

“A missão faz-se através da santidade. Quem fala de Deus deve ser um homem de Deus”, sublinha o provincial dos combonianos portugueses que diz que a missão, “não é uma propaganda, não é um proselitismo. É uma partilha daquilo que está dentro de nós”.

O Presidente da CIRP destaca ainda o pontificado de Francisco, “um papa 100% missionário: Desde o princípio que ele fala da igreja em saída, da igreja que vai às periferias. Portanto, ele define-nos, cada um de nós, como discípulos missionários”.

“É um papa que abre a igreja ao mundo”, conclui o Padre José Vieira que pede aos Institutos Missionários que “ajudem as igrejas locais a serem mais missionárias” e a “criar um clima sustentável e favorável às vocações missionárias”.
Combonianos de Portugal