Mensagem do Conselho Geral para os 70 anos de presença dos Combonianos no Brasil

Immagine

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022
Os Missionários Combonianos estão no Brasil desde 1952. Na mensagem para o evento, o Conselho Geral diz: “É com gratidão ao Deus da vida que a Província dos Missionários Combonianos no Brasil celebra 70 anos de presença missionária. Como Conselho Geral, nos unimos a esta celebração para agradecer ao Senhor por todas as maravilhas que continua realizando nessa terra missionária, agradecer a todos os membros da Província pelo trabalho iniciado em 1952, em Balsas, Maranhão e em São Mateus, no Espírito Santo, e nos dias atuais, com a presença também em outras dioceses.”

70 Anos da presença missionária comboniana no Brasil

Venham, exultemos em Javé, aclamemos o Rochedo que nos salva.
Entremos com louvor em sua presença, vamos aclamá-lo com instrumentos.
Porque Javé é um Deus grande, o soberano de todos os deuses.

(Sl 95, 1-3)

É com gratidão ao Deus da vida que a Província dos Missionários Combonianos no Brasil celebra 70 anos de presença missionária. Como Conselho Geral, nos unimos a esta celebração para agradecer ao Senhor por todas as maravilhas que continua realizando nessa terra missionária, agradecer a todos os membros da Província pelo trabalho iniciado em 1952, em Balsas, Maranhão e em São Mateus, no Espírito Santo, e nos dias atuais, com a presença também em outras dioceses. Recordar todos os missionários que aí entregaram suas vidas e que do céu intercedem por nós: um trabalho de entrega, dedicação, generosidade e testemunho evangélico na construção do Reino de Deus.

Agradecer ao Senhor por tudo o que o Instituto Comboniano tem recebido da experiência missionaria vivida nessa terra, pela presença dos missionários, missionárias e leigos/as combonianos, chamados ao seguimento de Jesus Cristo segundo o Carisma de São Daniel Comboni na grande Família Comboniana.

Um agradecimento a todos os leigos e leigas das várias comunidades eclesiais, benfeitores, amigos e colaboradores que, com alegria, partilham conosco o Carisma de São Daniel Comboni.

Um obrigado à Igreja do Brasil, à CNBB, à CRB e às Dioceses pela acolhida que continuam a dar-nos, pois nos acompanham e nos permitem contribuir com o dom da missão comboniana para uma maior abertura missionária nesse vasto território.

A recordação e a gratidão nos levam a reconhecer o amor e a fidelidade vividas como sinal de paixão missionária de tantos missionários/as e colaboradores/as que continuam escrevendo a história da presença comboniana no Brasil.

Celebrar 70 anos da presença comboniana é fazer memória do Deus comunhão que caminha com o seu povo, no trabalho pastoral, nas várias comunidades. É fazer memória do martírio do servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin que continua sendo modelo de entrega, de doação ao derramar o seu sangue nesta terra pela causa do Reino de Deus. O seu martírio continua animando os agentes pastorais na sua entrega missionária pelos mais pobres e abandonados. É fazer memória dos muitos confrades que foram pioneiros ao procurar novos caminhos para responder aos desafios da missão ontem e hoje. É reforçar o compromisso de intensificar o trabalho missionário através das pastorais específicas: Povos originários (afros e indígenas), periferias, animação missionária e vocacional, pastoral socioambiental/JPIC.

Queremos animá-los a continuar o trabalho missionário nesta realidade socio eclesial com as palavras do Papa Francisco aos capitulares: “Vocês são chamados a dar este testemunho do ‘Caminho de Deus’ – proximidade, compaixão, ternura –, onde vocês estão e onde o Espírito os guiará. Vocês levam esta mensagem não tanto como missionários individuais, mas como uma comunidade, e isto implica não só o estilo pessoal que deve ser cuidado, mas também o estilo comunitário.

Encorajamos todos a concretizar, vivenciar, testemunhar e celebrar as prioridades do XIX Capítulo Geral dando um novo impulso ao serviço missionário que vocês realizam na Igreja do Brasil: o de uma Igreja em saída missionária. Uma Igreja pobre e samaritana com os pobres e excluídos. Uma Igreja que testemunha a presença do Reino de Deus e suscita novas vocações para a missão. “Eu sou a videira verdadeira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada (Jo 15, 5).

Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e da Província e São Daniel Comboni, intercedam por todos vocês para que se multipliquem os frutos que Deus continua realizando.O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome” (Lc 1,49)

Parabéns pela celebração dos 70 anos de presença missionária comboniana!

O Conselho Geral
dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus
Roma, 20 de setembro de 2022