Domingo, 7 de Junho de 2015
A comissão encarregada de preparar o XVIII Capítulo Geral dos Missionários Combonianos iniciou os seus trabalhos a 1 de Junho com um encontro com o Conselho Geral. O superior geral, P. Enrique Sánchez, agradeceu a disponibilidade dos membros e pediu que se concentrem no trabalho com alma e coração, pondo de lado outras preocupações. A comissão espera de concluir as suas actividades dentre quatro a seis semanas. O XVIII Capítulo Geral dos Missionários Combonianos decorre de 6 de Setembro a 4 de Outubro do ano em curso, na casa generalícia em Roma, sob o tema inspirador «Discípulos missionários combonianos, chamados a viver a alegria do Evangelho no mundo de hoje». O acto magno de governo do Instituto analisa o caminho feito nos últimos seis anos, prepara um programa geral para o próximo sexénio e escolhe a nova equipa – o Conselho Geral – que o vai executar.

A Comissão Pré-capitular é composta por oito membros: três superiores de circunscrição (da RD Congo, Chade e Portugal) e cinco delegados ao Capítulo (padres representantes do México, Brasil, Egipto-Sudão e Espanha e um irmão da Itália). Cabe à comissão rever os Estatutos do Capítulo, elaborar o instrumento de trabalho e delinear o programa da reunião magna sexenal do Instituto. Além disso, tem que compilar todos os documentos relacionados com o Capítulo (relações das circunscrições, da Direcção Geral e dos continentes bem como os contributos pessoais e colectivos enviadas pelos confrades), para os colocar à disposição dos capitulares, e rever as questões relacionadas com a logística do evento e com a semana de preparação do mesmo.

A comissão já terminou a análise dos Estatutos e começou a ler as relações enviadas ao Capítulo. No dia 3 de Junho, iniciou um trabalho de dois dias e meio com o Ir. Enzo Biemmi, facilitador do Capítulo, para acertar as metodologias de trabalho.

Segundo a Regra de Vida dos Combonianos, “o Capítulo Geral é a suprema autoridade do Instituto exercida de maneira extraordinária e colegial, e exprime a participação de todos os missionários na sua vida. O Capítulo deve guardar fielmente o património do Instituto: o carisma do Fundador, o fim, o espírito, a índole e as sãs tradições do Instituto” (RV 146). Por sua vez, “os capitulares são representantes de todo o Instituto e de cada missionário. Eles formam a assembleia legislativa, que tem o encargo de enfrentar as necessidades presentes e programar o futuro do Instituto” (RV 151).


Membros da Comissão pré-capitular: P. Rogelio Bustos Juárez (coordenador); P. Dario Bossi; P. John Richard Kyankaaga Ssendawula; P. Joseph Mumbere Musanga; P. José da Silva Vieira; P. Miguel Pedro Andrés; P. Pietro Ciuciulla; e Ir. Alberto Degan.